paicanduproducoes@gmail.com

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Luiz de Carvalho do Odiário

Hora de levar o lixo para a praça

Até segunda-feira, pessoas devem levar o lixo para a praça do Jardim Paraíso III para ser recolhido segunda-feira

Começou segunda-feira e não tem prazo para acabar a maior operação de limpeza de Paiçandu, na região metropolitana de Maringá, e, depois do final, quem jogar lixo em locais impróprios poderá ser multado e ainda responder na Justiça por prática de crime ambiental.
A campanha foi idealizada pela Associação Comercial, ganhou a parceria da prefeitura e do Comitê Gestor Cidade Empreendedora e une o empresariado da cidade, que está participando com caminhões, máquinas e mão de obra. A prefeitura também entra com máquinas, caminhões e funcionários, mas os organizadores consideram que toda a cidade está mobilizada, a julgar pelo grande número de pessoas envolvidas voluntariamente.

A primeira etapa da campanha está acontecendo na zona sul da cidade, nos jardins Capital, América, Santa Luzia III, das Nações, Monte Cristo I e II, Catedral, Parque Residencial Primavera, Parque Industrial e Residencial Bela Vista. Antes do início da limpeza foi feita uma panfletagem em toda a área sul, pedindo aos moradores que colocassem na frente da casa materiais como papeis, vidros, plástico, eletrodomésticos e lixo eletrônico, como telefones celulares, baterias, pilhas, pedaços de computadores, televisores e outros. As cooperativas de materiais recicláveis fizeram a coleta. Enquanto isto, máquinas, caminhões e homens trabalhavam no recolhimento de entulhos.

No final do primeiro dia, os organizadores se reuniram para avaliar os resultados e traçar a programação para os próximos dias. O resultado assustou: 25 caminhões de restos de construção e um caminhão de recicláveis tinham sido recolhidos, mas muito material ainda sobrou.

“Pela situação em que está Paiçandu, com lixo acumulado em fundos de vales, terrenos baldios, beiras de ruas e até na frente das casas há vários anos, é impossível fazer uma limpeza em poucos dias, mas já vemos que estamos tendo um grande resultado, pois o povo se envolveu e quem ajuda a limpar certamente não vai sujar novamente”, disse o presidente da Associação Comercial, João Aparecido Carassato, um dos idealizadores da campanha “Conscientize-se, limpe seu bairro”.

Segundo Carassato, “é vergonhosa a situação de Paiçandu no que se refere à limpeza”. Muitas pessoas se acostumaram a se desfazer do lixo jogando-o em terrenos baldios, principalmente os tipos de resíduos que geralmente não são recolhidos pelos caminhões da limpeza pública, como televisores velhos, máquinas de lavar roupa, sofás, colchões, garrafas plásticas e, principalmente, restos de construção.

A limpeza vai continuar por enquanto na zona sul e depois será realizada do outro lado da PR-323, área mais antiga e mais densamente ocupada. De agora em diante, o primeiro trabalho será a coleta de recicláveis, mas logo em seguida virá o caminhão recolhendo resíduos orgânicos, depois as pás carregadeiras e caminhões tirando os restos de construção e os varredores concluindo a limpeza. “Os bairros vão ficar verdadeiramente limpos”, diz o prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT), “mas aí começa a etapa mais importante, que é a conscientização das pessoas de zelarem pelo ambiente, não voltando a sujar”. De acordo com o prefeito, fiscais da prefeitura vão passar casa por casa orientando os moradores sobre a destinação correta do lixo e as punições que poderão ser aplicadas em quem insistir em descartar resíduos em locais impróprios. Além de multa, a pessoa poderá ser denunciada na Justiça por prática de crime ambiental.

“Paiçandu é a bola da vez, é a cidade da região que mais vai crescer assim que terminarem as obras de duplicação da PR-323, tem tudo para ficar uma cidade boa, mas isto depende muito da educação, da cultura do povo. Se cuidarmos bem, teremos um excelente lugar para viver, mas se continuarmos jogando lixo em qualquer lugar, vamos viver em uma cidade suja e mal cuidada”, diz o presidente da Associação Comercial.
                                             Blog do Luiz de Carvalho de O Diário
               http://blogs.odiario.com/luizdecarvalho/2013/08/21/hora-de-levar-o-lixo-para-a-praca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário